quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Especialistas se reúnem no Gabinete Português de Leitura para discutir os transportes na Baía de Todos os Santos


Nesta quinta(6) e sexta(7) especialistas estarão reunidos no Gabinete Português de Leitura durante o I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DOS TRANSPORTES. O encontro marca o momento da criação do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na Bahia de Todos os Santos e é dedicado às pessoas que se interessam pela geologia, geografia e história dos terminais, vias e meios, na BTS.
Sempre às 17h, e entrada gratuita, a palestra do dia 6 terá como tema "A elevação da água do Riacho Pitanga para o seminário de Belém de Cachoeira, realizada por invenção do menino Bartholomeu Lourenço no século XVIII", com os professores Artur Caldas Brandão e Adinoel Motta Maia, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Já nesta sexta(7), "O Aeróstato inventado pelo menino Bartholomeu Lourenço no seminário de Belém de Cachoeira e mostrado ao mundo em Lisboa, em 5 de agosto de 1709", será debatido pelo engenheiro e professor Adinoel Motta Maia.


Na tarde desta quarta((5), o GPL fará uma reunião aberta apenas para as principais instituições públicas e privadas sediadas à beira da Baía de Todos os Santos, isto é, no seu recôncavo, para constituir o corpo consultivo do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na BTS. Com isso, pretende-se guardar a história dos barcos, dos animais de montaria e carga, dos carros, dos trens e da infraestrutura de estradas, portos e aeroportos na zona de influência da BTS.
A iniciativa do memorial servirá para subsidiar pesquisas de estudantes, especialistas e instituições, assim como a comunidade baiana, ao tempo em que dotará a cidade de Salvador e o Recôncavo de uma sala de exposições para a visitação pública, inclusive de turistas, que terão também um modelo reduzido da Baía de Todos os Santos, em área externa, com o seu relevo geomorfológico (submerso), hoje só conhecido pelos peixes e mergulhadores que nadam nessas águas.

Para esses dois dias, as inscrições, gratuitas, darão direito a certificado e poderão ser feitas pelo e-mail:  gplsavador@gmail.com.
Será entregue certificado de frequência a professores de nível médio e a estudantes de nível universitário que se inscreverem pelo telefone 3329-3060 e comparecerem às duas palestras abertas ao público.


ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:
5 de agosto, às 15 horas - apenas para instituições convidadas
Criação do escritório de investigação e memória dos transportes na Baía de Todos os Santos
6 de agosto, às 17h – sessão aberta ao público
A elevação da água do Riacho Pitanga para o seminário de Belém de Cachoeira, realizada por invenção do menino Bartholomeu Lourenço no século XVIII
Palestra dos professores Artur Caldas Brandão e Adinoel Motta Maia, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia

7 de agosto, às 17 horas
O Aeróstato inventado pelo menino Bartholomeu Lourenço no seminário de Belém de Cachoeira e mostrado ao mundo em Lisboa, em 5 de agosto de 1709
Palestra do professor Adinoel Motta Maia


Box I - A Baía de Todos os Santos e os Transportes
"Temos uma das mais belas baías do mundo… Nela, viviam, em 1500, os índios tupinambás. Já tinham algo parecido com jangada, quando chegaram os portugueses, com suas naus, o Gaspar de Lemos, passando por ela, ainda em 1500, e no ano seguinte, com o Gonçalo Coelho. Em terra, andava-se a pé, até que também os portugueses mudassem o cenário, montando em animais e puxando carros com eles.
No ar… no ar? Aí já eram os anos primeiros do século XVIII, quando o menino português nascido em Santos (o Brasil era parte de Portugal), Bartholomeu Lourenço, veio estudar no seminário jesuíta de Belém da Cachoeira, num afluente no Rio Paraguaçú, onde inventou o aeróstato, levando-o para Portugal, ali o mostrando a voar, no dia 5 de agosto de 1709, no salão da corte, à vista da família real e do núncio apóstólico, que mandou a notícia para Roma (o texto está na biblioteca do Vaticano); e no dia 7, para o povo, à margem do rio Tejo".

Box II – Criação do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na Baía de Todos os Santos
A data escolhida para este ato – 5 de agosto – é a do primeiro vôo de um aeróstato no mundo, devidamente documentado. Tendo o primeiro cientista das Américas, Bartholomeu Lourenço, NÓS o ignoramos ou esquecemos. É para sanar e corrigir falhas e atitudes de descaso, como este, que será criada esta nova instalação a ser disponibilizada gratuitamente para o público em geral, mas particularmente e sobretudo para os estudantes da Bahia e seus visitantes.


SERVIÇO
I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DOS TRANSPORTES
5 a 7 de agosto
Gabinete Português de Leitura
Praça da Piedade, s/n
71 3329 3060


Nenhum comentário: