quinta-feira, 30 de julho de 2015

Gabinete Português de Leitura convoca instituições baianas para criar o Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na Baía de Todos os Santos


O Gabinete Português de Leitura promove de 5 a 7 de agosto, o I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DOS TRANSPORTES. O encontro marca o momento da criação do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na Bahia de Todos os Santos e é dedicado às pessoas que se interessam pela geologia, geografia e história dos terminais, vias e meios, na BTS.
Na tarde do dia 5, o GPL fará uma reunião aberta apenas para as principais instituições públicas e privadas sediadas à beira da Baía de Todos os Santos, isto é, no seu recôncavo, para constituir o corpo consultivo do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na BTS.
Essas instituições, sem obrigação onerosa, irão orientar a rota do ESCRITÓRIO na sua proposta de investigar, guardar e divulgar a memória geológica, geográfica e histórica dos transportes na Baía de Todos os Santos, sempre em busca do diálogo e da cooperação interinstitucional, isto é, da formação de conselhos para que o escritório se materialize e funcione sob a orientação de tais instituições.
Com isso, pretende-se guardar a história dos barcos, dos animais de montaria e carga, dos carros, dos trens e da infraestrutura de estradas, portos e aeroportos na zona de influência da BTS. A iniciativa do memorial servirá para subsidiar pesquisas de estudantes, especialistas e instituições, assim como a comunidade baiana, ao tempo em que dotará a cidade de Salvador e o Recôncavo de uma sala de exposições para a visitação pública, inclusive de turistas, que terão também um modelo reduzido da Baía de Todos os Santos, em área externa, com o seu relevo geomorfológico (submerso), hoje só conhecido pelos peixes e mergulhadores que nadam nessas águas.
A data escolhida para esse encontro é a do primeiro voo do primeiro aeróstato do mundo, devidamente documentado, realizado em Lisboa pelo Padre Bartholomeu Lourenço de Gusmão, mas inventado em Belém de Cachoeira, no recôncavo baiano.
Se no dia 5, o evento será feito apenas para convidados institucionais á sessão de fundação, nos dias 6 e 7 será aberto ao público. Para esses dois dias, as inscrições, gratuitas, darão direito a certificado e poderão ser feitas pelo e-mail:  gplsavador@gmail.com.


Acompanhe a programação:
5 de agosto, às 15 horas - apenas para instituições convidadas
Criação do escritório de investigação e memória dos transportes na Baía de Todos os Santos
6 de agosto, às 17h – sessão aberta ao público
A elevação da água do Riacho Pitanga para o seminário de Belém de Cachoeira, realizada por invenção do menino Bartholomeu Lourenço no século XVIII
Palestra dos professores Artur Caldas Brandão e Adinoel Motta Maia, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia

7 de agosto, às 17 horas
O Aeróstato inventado pelo menino Bartholomeu Lourenço no seminário de Belém de Cachoeira e mostrado ao mundo em Lisboa, em 5 de agosto de 1709
Palestra do professor Adinoel Motta Maia

Será entregue certificado de frequência a professores de nível médio e a estudantes de nível universitário que se inscreverem pelo telefone 3329-3060 e comparecerem às duas palestras abertas ao público.

Box I - A Baía de Todos os Santos e os Transportes
"Temos uma das mais belas baías do mundo… Nela, viviam, em 1500, os índios tupinambás. Já tinham algo parecido com jangada, quando chegaram os portugueses, com suas naus, o Gaspar de Lemos, passando por ela, ainda em 1500, e no ano seguinte, com o Gonçalo Coelho. Em terra, andava-se a pé, até que também os portugueses mudassem o cenário, montando em animais e puxando carros com eles.

No ar… no ar? Aí já eram os anos primeiros do século XVIII, quando o menino português nascido em Santos (o Brasil era parte de Portugal), Bartholomeu Lourenço, veio estudar no seminário jesuíta de Belém da Cachoeira, num afluente no Rio Paraguaçú, onde inventou o aeróstato, levando-o para Portugal, ali o mostrando a voar, no dia 5 de agosto de 1709, no salão da corte, à vista da família real e do núncio apostólico, que mandou a notícia para Roma (o texto está na biblioteca do Vaticano); e no dia 7, para o povo, à margem do rio Tejo".

Box II – Criação do Escritório de Investigação e Memória dos Transportes na Baía de Todos os Santos
A data escolhida para este ato – 5 de agosto – é a do primeiro vôo de um aeróstato no mundo, devidamente documentado. Tendo o primeiro cientista das Américas, Bartholomeu Lourenço, NÓS o ignoramos ou esquecemos. É para sanar e corrigir falhas e atitudes de descaso, como este, que será criada esta nova instalação a ser disponibilizada gratuitamente para o público em geral, mas particularmente e sobretudo para os estudantes da Bahia e seus visitantes.


SERVIÇO
I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DOS TRANSPORTES
5 a 7 de agosto
Gabinete Português de Leitura
Praça da Piedade, s/n
71 3329 3060



* * *
Clip Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: