sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Filme “Lamarca, o capitão da guerrilha” será exibido no Gabinete Português de Leitura



 Evento acontece dia 12 de novembro, seguido de debate sobre cinema na ditadura.

“Lamarca, o capitão da guerrilha”, filme baseado na narrativa biográfica de mesmo nome, publicada por Emiliano José e Oldack Miranda, em 1980, será exibido no Gabinete Português de Leitura, dia 12 de novembro, às 16h.

Conforme explica a doutora em semiologia, Lícia Soares de Souza, os biógrafos elaboraram a narrativa baseada em larga pesquisa, alimentada por depoimentos, reportagens dos periódicos  Pasquim, Em Tempo e Coojornal, além de relatórios do Exército. “Após a exibição da película, discutiremos sobre as impressões que o público visualizou do filme”. Serão levantadas ao público as questões:


O filme expressa de forma clara o período histórico que representa? Ele mostra o que é uma ditadura militar? O filme expressa claramente as razões que levaram o capitão Lamarca  a desertar do exército para se lançar na guerrilha? As distinções entre a guerrilha urbana e a guerrilha rural são claramente mostradas? Existe na película uma abordagem acentuada da vida íntima do capitão em detrimento da história? Que imagem o filme passa do capitão? Um traidor da pátria, como dizem alguns militares? Ou um líder, um herói, que se pôs do lado do povo oprimido contra o governo militar? Na história de Lamarca, o sertão aparece novamente como espaço mítico e de resistência contra forças opressoras. No entanto, o capitão não consegue mobilizar os sertanejos num exército resistente como o fez Antonio Conselheiro. O filme consegue mostrar essa fragilidade da guerrilha rural?

Para a tarde de cinema estão confirmadas as presenças do autor da narrativa, Emiliano José, do Cidadão Benemérito de Salvador, Taurino Araújo, Lícia Soares de Souza, especialista em literatura brasileira e traduções cinematográficas de romances brasileiros e quebequenses, dentre outros intelectuais e personalidades convidadas.

SERVIÇO:
Exibição de do filme “Lamarca, o capitão da guerrilha”
Gabinete Português de Leitura.
GPL, Praça da Piedade, S/N
12 de novembro de 2013, às 16h
www.gplsalvador.com.br
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: