sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Hora de escolher a profissão: E agora?

Jovens chegam na hora de escolher uma profissão e não sabem que carreia seguir. O que fazer? Com que eu me identifico? No que eu sou melhor. Remulo Farias diretor de Ações Estratégicas da ABRH-BA (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e sócio-diretor da CORPS3, Soluções Empresariais, diz que não é preciso entrar em pânico. "Antes o leque era muito menor. As escolhas mais limitadas. A opção profissional não passa apenas por procurar aquilo que gosta, mas de um conjunto de fatores que um bom aconselhamento profissional e de carreira pode orientar na decisão". 


Farias realizou recentemente um trabalho de remodelação na gestão da CASAL (Companhia de Saneamento de Alagoas) onde um dos pontos observados na reestruturação de pessoal estava no remanejamento de talentos, ou seja, no reposicionamento de pessoas em setores que tinham mais aptidão para a atividade que a demissão e recontratação. O efeito foi um salto de produtividade gerando resultados positivos para a empresa. "Identificar o talento de uma pessoa é um dos primeiros passos a ser tomado".

Dicas: 
Mercado: É necessário ter uma noção mínima do que acontece no mundo. Entender os cenários e identificar setores com melhores oportunidades.
Salário: Escolher uma profissão visando apenas ganhos extraordinários é assinar uma sentença de morte. É preciso ter aptidão e gostar da atividade que se propõe a fazer.
Empreendedorismo: O profissional deve possuir perfil empreendedor, mesmo que atue como empregado de uma pequena ou grande empresa. É preciso ter iniciativa e estar focado para construção e sugestão de novas ideias.

* * *
Clip Assessoria de Comunicação
Helane Carine Aragão
hcabomfim@gmail.com

Nenhum comentário: