segunda-feira, 15 de maio de 2023

Pela aprovação da PEC do Diploma para os Jornalistas

Olá,

 

Eu acabei de assinar o abaixo-assinado "Pela aprovação da PEC do Diploma para os Jornalistas" e queria saber se você pode ajudar assinando também.  A nossa meta é conseguir 5.000 assinaturas e precisamos de mais apoio. Você pode ler mais sobre este assunto e assinar o abaixo-assinado aqui:

 https://chng.it/mNWhSGjSSV 

 

A Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, já aprovada no Senado Federal, precisa avançar na Câmara dos Deputados para ser incorporada à Constituição. A proposta prevê a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício profissional, como já ocorre em outras profissões.

“A obrigatoriedade da formação, em qualquer profissão, não significa restrição de acesso (ou reserva ilegítima de mercado), mas qualificação prévia, exigida e reconhecida pela sociedade para o exercício de atividades fundamentais. No caso do jornalista, é para exercer o já mencionado mandato social de mediador do conhecimento sobre a realidade cotidiana que tal qualificação foi instituída como requisito a priori“, diz um trecho da petição.
A campanha foi retomada recentemente por parte da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas de diferentes estados, com o apoio de outras instituições. Além  da Abej, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) também apoia a iniciativa.

Por FENAJ <fenaj@fenaj.org.br>

 

Nenhum comentário: