Encontro entre escritor Laurentino Gomes e professores da rede municipal marca início do projeto 'Era uma vez… Brasil'
Professores de história da rede pública municipal de ensino de Salvador terão oportunidade de trocar experiências com o escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808 que já soma mais de 1,2 milhões de cópias vendidas. O encontro acontece no Gabinete Português de Leitura, no dia 5 de março (sábado), às 8h, e marca o início das atividades do projeto 'Era uma Vez…Brasil', programa que levará estudantes para um intercâmbio na Europa.
Os professores serão recepcionados pela equipe do projeto e, além do bate-papo com o autor,conhecerão o plano educativo e serão informados sobre as atividades previstas para os próximos nove meses de projeto. Em sala de aula, os docentes serão o braço direito do 'Era Uma Vez… Brasil'. São eles os responsáveis por propor a temática, incentivar e acompanhar a participação dos alunos nas atividades iniciais do programa.
O 'Era uma Vez… Brasil' é um projeto de arte-educação voltado para adolescentes do 8º ano da rede pública municipal de ensino que será realizado nas cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE). Trazendo como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808 do escritor Laurentino Gomes e a obra de historiadores como Lilia Moritz Schwarz e Jurandir Malerba, o programa vai beneficiar mais de 10 mil adolescentes nas cinco cidades participantes e selecionará cem estudantes para um intercâmbio de dez dias em Lisboa, Portugal.
Criado pela Origem Produções, o projeto será lançado oficialmente no dia 4 de março, em Salvador. Durante a primeira etapa, serão quatro encontros em cada cidade participante entre os professores de história das redes municipais e o coordenador educativo do projeto. Nesses encontros, os professores serão estimulados a incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado final a produção de histórias em quadrinhos (HQ) e vídeos de um minuto com a temática do projeto. Os estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos passam à segunda etapa, composta por um campus de arte-educação com oficinas de capoeira, teatro, audiovisual, HQ e música.
--
* * *
Clip Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário