![]() |
Paulo Ormindo. Foto: Erik Sales |
O arquiteto e professor Paulo Ormindo de Azevedo fez palestra, na tarde desta terça (28), durante a V Semana Baía de Todos os Santos, realizada pelo Gabinete Português de Leitura. Em pauta, a defesa da construção de uma via litorânea envolvendo a Baía de Todos os Santos, através de anéis viários (unindo rodovias e estradas de ferros), além de um porto em Itaparica, já que estudos comprovam condições naturais para abrigar embarcações de alta calagem. "Essa alternativa de envolvimento possibilitaria a expansão turística com construção de pequenos resorts, turismo náutico, com hotéis flutuantes e a realização de regatas", explica o professor, contrário a polêmica Ponte Salvador-Itaparica.
Até quinta, na sede do GPL, serão discutidas as principais propostas técnicas e mercadológicas para substituição do sistema ferry-boat como opção de travessia da BTS. Nesta quarta (29) é a vez do tema "Sistema Viário Oeste/Ponte Salvador – Itaparica", que será apresentado pelo secretário de planejamento do Estado, Sérgio Gabrielli.
Encerrando os debates, dia 30, sempre às 17h, haverá a exposição do arquiteto Lourenço Prado Valadares, que acaba de receber autorização de órgãos federais para fazer estudos sobre um porto-travessia, a ser implantado nas águas profundas da baía. Este seria o único do Brasil a receber navios porta-contêineres de até 40 metros de calado, com escoamento sub-aquático em túnel de Salvador a Itaparica.
O público ainda poderá conferir a exposição "Travessias e Terminais da Baía de Todos os Santos", no salão nobre da instituição portuguesa. Todas as palestras têm entrada gratuita. Mais informações no site www.gplsalvador.com.br /telefone 71 3329 3060 ou sede do Gabinete (Praça da Piedade).
Clip Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário