quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Estudo da Heráldica é tema de mini-curso no Gabinete, dia 22 de novembro


"Introdução ao estudo da Heráldica" é o mini-curso que será realizado das 10h às 17h, no dia 22 de novembro, na sede do Gabinete Português de Leitura. As aulas serão ministradas pelo professor Miguel Metelo de Seixas, da Universidade Nova de Lisboa, e acontecem em dois módulos, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h, com as seguintes temáticas centrais: "O que é a Heráldica? Vale a pena estudá-la?" e "Para uma primeira abordagem histórica da heráldica portuguesa". A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo email gplsalvador@gmail.com . Mais informações pelo telefone 71 3329 2733.


Saiba mais sobre o tema:
Durante muito tempo, a Heráldica foi sistematicamente associada ao estudo das famílias, e em particular ao das famílias da nobreza, no encadeamento das suas gerações ao longo dos séculos. Contudo, a partir de meados do século XX, o saber heráldico tem vindo a ser renovado de forma significativa e rica de consequências. Em primeiro lugar, tem-se mostrado que o seu objeto de estudo é extraordinariamente variado, pois na verdade o uso de emblemas heráldicos, longe de se confinar às famílias e à nobreza, abrange uma enorme variedade de instituições e indivíduos, desde a Idade Média até à atualidade. Em segundo lugar, tem-se livrado a heráldica da sua tradicional dependência em relação a outro saber, a genealogia, abrindo-se assim novos campos de análise e de alcance, nomeadamente no âmbito da história social e das mentalidades. Destas renovações tem nascido um entendimento diferente da vetusta ciência dos brasões, e perspetivas mais amplas para o estudo destes fascinantes emblemas. O presente mini-curso visa fornecer uma visão geral sobre a origem e a história da heráldica desde o século XII até aos nossos dias, com especial relevo para a armaria portuguesa. Partindo de uma reflexão teórica e geral, serão em seguida analisados casos concretos, de forma a mostrar como pode a heráldica ser usada, hoje, para um melhor entendimento dos objetos de estudo da historiografia.
Miguel Metelo de Seixas está na Bahia desenvolvendo pesquisa para o projeto "BAHIA 16-19. Salvador da Bahia: American, European and African forging of a colonial capital city" (Marie Curie Actions), acolhido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia. É doutorado em História pela Universidade Lusíada de Lisboa, onde exerce o cargo de professor auxiliar e dirige desde 1998 o Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos. Na área da heráldica e da história tem publicado numerosas obras. É membro da Académie Internationale d'Héraldique (Genève), sócio de número e presidente do Instituto Português de Heráldica, membro do conselho redactorial de Anais de História de Além-Mar e director da revista Armas e Troféus.

* * *
Clip Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: