segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Palestra destaca o Brasil na cartografia de Portugal

"O Brasil nas coleções cartográficas portuguesas" é tema de palestra que será ministrada pelo professor da Universidade do Porto, João Carlos Garcia, dia 11 de outubro, às 19h, no auditório do Gabinete Português de Leitura. O encontro é promovido pelo Instituto Federal Baiano (Ifba), e terá a participação do professor Manoel Fernandes de Sousa Neto, da Universidade de São Paulo, que fará a apresentação do palestrante.  


Professor agregado do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Carlos Garcia é membro investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. As suas áreas de interesse são prioritariamente Geografia Histórica, Cartografia e Teoria da Geografia. O domínio de especialização é em Cartografia Antiga. Integra vários projetos ligados ao levantamento, análise e construção da história cultural de mapas e material cartográfico.

 Doutor em geografia humana, possui centenas de trabalhos ligados a cartografia portuguesa e brasileira, com destaque para os Estados de São Paulo, Mato Grosso e Maranhão. Apresentou mais de 50 palestras e conferências em diversos países europeus e americanos. É um dos autores do livro "História da Cartografia Portuguesa" (séc. XV ao XVIII) e coordenador de diversas publicações ligadas a cartografia.

O professor destaca que o estudo da cartografia pode ser fundamental para o conhecimento e o desenvolvimento de um país. Para isso, "é preciso levar em consideração que os mapas requerem um novo estudo, uma nova leitura, uma nova visão, como figurações gráficas e, particularmente, como testemunhos culturais, e não apenas como documentos técnicos ou provas históricas". 

 A palestra tem entrada gratuita, com direito a certificado. Mais informações no tel. 71 3329 2733 ou na sede do Gabinete (Praça da Piedade, S/Nº).

Imagem ilustrativa: Mapa de Portugal 1561 (divulgação)






                       * * *


Clip Assessoria de Comunicação - clip.ascom@gmail.com

Nenhum comentário: