segunda-feira, 4 de março de 2013

Casa da Moeda do Brasil lança medalha comemorativa aos 150 anos de fundação do Gabinete Português de Leitura da Bahia

Casa da Moeda do Brasil lança medalha comemorativa aos 150 anos de fundação do Gabinete Português de Leitura da Bahia


Nesta terça, 5 de março, às 18h, a Casa da Moeda do Brasil lançará a medalha comemorativa aos 150 anos de fundação do Gabinete Português de Leitura. O ritual solene será marcado pela descaracterização do par de cunhos originais da medalha, o que impede a reprodução de novas peças, tornando a obra-de-arte raridade no mercado de colecionismo.
Dedicada aos 150 anos de uma das instituições culturais mais importantes do Estado, a medalha, nas versões prata e bronze, foi idealizada pelas artistas plásticas Fernanda Costa e Monique Porto. Apresenta em seu anverso logo comemorativa, contendo ao centro brasão, contornado por uma faixa com as legendas: "Gabinete Português de Leitura" e "1863/2013". Abaixo: "150 anos" e "Bahia". Já no reverso, apresenta a vista da fachada do prédio em estilo neomanoelino com detalhe de linhas sinuosas que completam a composição.

Homenagens: Receberão um exemplar da medalha em metal prata, o Cônsul Geral de Portugal na Bahia, José Manuel Lomba; de prata, a professora e pesquisadora de arte neomanuelino, da Universidade de Coimbra, Maria Regina Dias Baptista Teixeira Anacleto; e em metal bronze, as artistas plásticas Fernanda Costa e Monique Porto.
Sobre o Gabinete: Fundado em 2 de março de 1863, o Gabinete Português resgata grande parte da tradição lusitana, e abriga o Centro de Estudos Portugueses. Possui na Biblioteca Infante D. Henrique mais de 15 mil obras literárias, sermões do Padre Antônio Vieira, poesias, romances, contos, novelas, biografias de escritores, historiadores, religiosos, história e geografia de Portugal e países colonizados. Além de escritores portugueses, também compõe o rico acervo obras de Jorge Amado, Machado de Assis, Lima Barreto, Monteiro Lobato, José Lins do Rego, José de Alencar e Érico Veríssimo.



Contatos:

Gabinete Português de Leitura
71 3329 3060


Nenhum comentário: