Para comemorar 150 anos de fundação, o Gabinete Português de Leitura promove duas grandes palestras. A primeira acontece dia 26 de fevereiro, às 19 horas, com o tema A Assembléia de Cortes e o Governo do Reino e das Conquistas nos séculos XVI-XVII, que será abordado pelo professor Pedro Cardim, da Universidade de Lisboa. No dia 27, também às 19 horas, a professora Maria Regina Anacleto, da Universidade de Coimbra, falará sobre o Gabinete Português de Leitura de Salvador da Bahia no contexto mental e arquitetónico do revivalismo português.
Completa a agenda uma Missa em Ação de Graças pelo Sesquicentenário do GPL, que será celebrada pelo pároco de S. Pedro, Padre Aderbal Galvão, no dia 2 de março, às 10 horas.
Fundado em 2 de março de 1863, o Gabinete Português resgata grande parte da tradição lusitana, e abriga o Centro de Estudos Portugueses. Possui na Biblioteca Infante D. Henrique mais de 30 mil obras literárias, sermões do Padre Antônio Vieira, poesias, romances, contos, novelas, biografias de escritores, historiadores, religiosos, história e geografia de Portugal e países colonizados. Além de escritores portugueses, também compõe o rico acervo obras de Jorge Amado, Machado de Assis, Lima Barreto, Monteiro Lobato, José Lins do Rego, José de Alencar e Érico Veríssimo.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Pedro Cardim: Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de História de Além-Mar da mesma instituição de ensino. Seus principais temas de pesquisa são História de Portugal, Espanha e colonialismo na época moderna.
Maria Regina Dias Baptista Teixeira Anacleto: Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É sócia de Número da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.
O que: Comemorações pelos 150 anos do Gabinete Português de Leitura
Dias 26 e 27 de fevereiro, às 19 horas – Palestras, seguida de um Porto de Honra.
Dia 2 de março, às 10 horas – Missa em Ação de Graças
Mais informações - Tels.: 3329-2733/3329-5758
Email: gplsalvador@gmail.com
* * *
Clip Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário