sexta-feira, 25 de maio de 2012

Para-atleta participa da Fila Night Run 2012


Sem equipamentos necessários atleta se agarra à força de vontade para participar da prova

A meta é baixar de 53 para 45 minutos o tempo de prova



As dificuldades encontradas pelo atleta Caio Gelisk, filiado à ABAD - Associação Baiana dos Atletas Deficientes, não diminuem em nada o sonho de ser um campeão já em 2016. Prova disto é a presença de Gelisk na Fila Night Run 2012, neste sábado à noite, na Praia de Piatã em Salvador. A meta é baixar para 45 minutos o tempo da prova com o percurso de 5km. Ainda sem todos os equipamentos necessários para melhorar seu desempenho, Gelisk realizará a corrida com sua fiel companheira: uma cadeira de rodas que o acompanha há mais de 5 anos em todos os treinos e rotinas pessoais diárias.

O atleta - Caio Cesar Gelisk Pereira, nasceu no dia 28/11/1988, em São Paulo, capital. -Possui paraplegia ocasionada por uma cirurgia na coluna vertebral realizada

no dia 31/05/2002. Hoje, Caio possui uma vida independente e desde novembro de 2011, iniciou a prática de corrida de rua. A ideia inicial quando começou no esporte era melhorar a qualidade de vida. Porém, a medida que Gelisk se exercitava, o profissional que o orientava observou um rendimento acima dos padrões da normalidade.

Com poucos treinos, Caio participou de sua primeira prova: o Circuito das Estações Adidas – Verão 2011, realizada no dia 18/12/2011 e concluída sem o equipamento básico , necessário para a participação na prova: luvas, óculos, e capacete. O atleta conseguiu percorrer o trajeto de 5km realizado em 1hora e 10 minutos.

No dia 01/03/2012,aconteceu a II Corrida Perfumada, um evento direcionada para a corrida de rua entre mulheres. A participação de Caio seria apenas para o reconhecimento do trajeto. Desta vez, para a mesma distância percorrida em dezembro do ano anterior, Gelisk conseguiu baixar o tempo para 57 ainda sem equipamento e sem a cadeira esportiva utilizada por atletas nesse tipo de competição.

No dia 25 do mesmo mês, foi realizada a terceira prova o Circuito das Estações Adidas – Outono 2012. Desta vez, melhor equipado: capacete, luva e óculos , embora sem a cadeira funcional, Caio enfrentou mais uma vez seus limites, realizando o percurso de 5km em 53 minutos. A cadeira utilizada em todos as provas é a cadeira comum, fabricada e comercializada para o uso diário de uma pessoa com deficiência.

Desde então o foco e a determinação de Caio Gelisk visam baixar o tempo em provas e ser de fato um campeão. Caio encontrou na modalidade um propósito e almeja ser um campeão já em 2016. Para isso, a cadeira esportiva é uma das prioridades para Gelisk, pois além dos treinos, o atleta poderá alcançar níveis melhores de rendimento, inclusive olímpicos.

Alguns parceiros já se juntam à Caio em busca desse sonho, mas é preciso mais. Empresas como a Holos – Central da Mobilidade, a New Clínica e Clip Assessoria de Comunicação acreditam na força e na garra desse futuro campeão.


Fila Night Run - Data – 26 de maio de 2012
Local – Praia de Piatã – Estacionamento Beach Clube – Av. Octaviano Mangabeira.
Percurso – 5 e 10K
Horário da Largada – 20h00
Horário da Retirada de Chip – 18h30 às 19h30
Retirada de Kit – Dias: 25/05 das 09h às 20h e 26/05 09h às 15h
Local: Centauro – Salvador Shopping – Av. Tancredo Neves, 3133

                       * * *

Clip Assessoria de Comunicação
Helane Carine Aragão
Jornalista responsável

Um comentário:

luciano disse...

Oi Elena, boa noite eu li sua materia e vi que eu conheço o Caio, pois sou corredor de rua em cadeira de rodas tbm,a algum tempo e sei das dificuldades que enfrenta o paraatleta em salvador e todas bahia e brasil, hoje estou morando em Paulo Afonso-Ba e estou tentando da continuidade no esporte aqui, irei fundar uma associação e retomar minha carreira de corredor de rua, manda um abraço pro Caio e que sempre lutando ele vai chegar nos objetivo dele abraço.