Registro de ações ocorrem de 2 de maio a 1ºde novembro
O GabinetePortuguês de Leitura lançou, às 15 horas, desta quarta-feira (2 de maio), em sua sede (Piedade), o projeto Baía de Todos os Santos (BTS). O objetivo é reunir,através de um calendário, eventos históricos e geográficos ligados aos interesses da BTS, a serem realizados de 2 de maio a 1º de novembro de cada ano, período que marca o avistamento e a descoberta da Baía.
De acordo com o coordenador da iniciativa, engenheiro e vice-presidente do Gabinete, Adinoel Motta Maia, esta é
mais uma oportunidade para ampliar os estudos em torno da Baía de Todos os Santos e promover a sua revitalização. "Desde o ciclo do açúcar que desaguou nas lutas pela Independência até a atual busca de dormitórios para quem trabalha em Salvador, a BTS tem testemunhado um rosário de ações que são desconhecidas ou mal estudadas pela sua gente. O calendário vai contribuir para a expansão técnica,científica e cultural do nosso Estado".
Qualquer instituição pública ou privada,sócio-cultural-científica está convidada a participar. Basta seguir o regulamento e preencher a ficha de cadastro de eventos, disponíveis no site doGabinete - www.gplsalvador.com.br. Um selo marcará as ações depositadas pelasinstituições integrantes do projeto.
Saibamais sobre o projeto:
Quais os principais problemas da nossa Baía de Todos os Santos hoje, comparados com o início de sua descoberta em 1501?
Em 1501, a BTS não tinha qualquer problema. Os índios não a agrediam e ela retribuía com o alimentof arto, o banho fácil e os mistérios do horizonte desconhecido. Hoje, ela poderia ser um paraíso para o homem civilizado, como ocorre com lugares de águas mansas no Hemisfério Norte. Os baianos, ao contrário, a ignoram ou pensam nela como um obstáculo a ser atravessado, quando saem de Salvador para ailha de Itaparica.
O que se espera do projeto BTS em termostécnicos e científicos?
Numa primeira etapa, conhecer suas efemérides, isto é, as datas dos feitos históricos nela ocorridos, assim como os eventos quenela ocorrem anualmente. É, também, a oportunidade de organizar um calendário permanente, além de mapas geográficos, sobretudo os que demarcam tecnologicamente os meios e vias de transporte. As ocorrências náuticas, inclusive as desportivas, e sua logística necessária ao desenvolvimento econômico, principalmente o turístico também poderão ser alcançadas no projeto.
Desde o ciclo do açúcar que desaguou naslutas pela Independência até a atual busca de dormitórios para quem trabalha em Salvador, a BTS tem testemunhado um rosário de ações que são desconhecidas oumal estudadas pela sua gente.
Porque é importante a participação de instituiçõespúblicas e privadas em torno do BTS?
O Projeto BTS é uma oportunidade que qualquerinstituição pública ou privada tem para registrar suas ações na Baía de Todosos Santos, isto é, em Salvador e nos municípios do Recôncavo, podendo indicarrepresentante na Comissão que faz esse registro. O calendário pode serconsultado por todos através do site do Gabinete Português de Leitura (www.gplsalvador.com.br).
Como pode ser feito o registro de eventos?
Cada membro da comissão decidirá, votando pelaInternet, quais as ações que deverão ser registradas. Essa colaboração,inicialmente, será eventual, mas a própria comissão poderá ser solicitada aaprovar uma relação de parceria com alguma entidade que apresente proposta nessesentido.
O processo é aberto. A comissão de registro estáligada à comissão coordenadora, composta por três membros da Diretoria doGabinete Português de Leitura que poderá examinar propostasdiversas.
COMISSÃO COORDENADORA
Abel Travassos, Adinoel Motta Maia, José Nunes da Silva
Contatos por e-mail: gplsalvador@gmail.com
* * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário