segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Saltur, Guarda Municipal e PM discutem segurança em Salvador

Durante a alta estação, a partir de novembro, os três órgãos farão reuniões periódicas para discutir estratégias para atuação conjunta nos eventos festivos
Durante a reunião, o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, solicitou apoio ao atendimento aos turistas nos postos de informação e nos principais pontos turísticos da cidade, como os Sete Pontos Mágicos – Baía de Todos-os-Santos, Barra, Centro Histórico, Itapuã/Abaeté, Dique do Tororó, Contorno/Comércio e Península de Itapagipe. “Também solicitamos suporte da PM para o acompanhamento da Central Única de Vistorias do Carnaval, no Parque de Exposição, o trabalho de armação e desarme da fila dos blocos durante o período momesco, a atuação conjunta de oficiais nos postos operacionais da Saltur, além de apoio para a passarela do Campo Grande e para a realização do carnaval nos bairros”.


 Traçar operações conjuntas entre a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado para garantir segurança e tranqüilidade aos soteropolitanos e turistas nas festas populares que acontecem a partir deste mês de novembro. Este foi o objetivo da segunda reunião entre a Empresa Salvador Turismo, a Polícia Militar e a Guarda Municipal realizada, na manhã desta segunda-feira (31), na sede da Saltur, no Dique do Tororó.
Foto Raiane Verissimo


Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, a partir do dia 2 de dezembro será iniciada a operação Verão, que contará com um efetivo de 1.800 policiais em todo o Estado, sendo 50% desses com atuação em Salvador. “Teremos um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, o que nos ajudará a ter uma melhor atuação”, anunciou o coronel, relembrando que o a operação Verão acontece até início de março do ano que vem. Já a Guarda Municipal, conforme o superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, coronel Sergio Raykil, a Guarda Municipal atuará com 1.355 oficiais.

Periodicidade - A primeira festa popular acontece no próximo dia 27. É a Caminhada do Samba, que percorre o Campo Grande, Avenida Sete e Praça Castro Alves. Para avaliar todas as ações que devem ser tomadas entre os órgãos em cada evento, ficou definido que as reuniões serão periódicas entre as três instituições.
A próxima reunião já está marcada para o próximo dia 8, às 14h30, no quartel do Comando Geral, no Largo dos Aflitos. “Com estas reuniões de acompanhamento poderemos avaliar, sempre uns dois dias após o evento, o que deve ser ampliado ou modificado para prestarmos um melhor serviço à comunidade. A orquestra está boa e ao definirmos reuniões periódicas poderemos traçar procedimentos para termos uma melhor afinação entre a Prefeitura e o governo do Estado”, ressaltou o comandante-geral da PM, que estava acompanhado do comandante de Operações, coronel Roberto Costa Guimarães.
Ainda durante o encontro, Tinoco apresentou dados da pesquisa de avaliação do carnaval de Salvador em 2011, cujo tema de segurança foi apontado por 72% dos soteropolitanos e 80% dos turistas nacionais e estrangeiros como sendo ótimo e bom. “Temos que avançar ainda mais, por isso, já estamos solicitando também o apoio da Polícia Militar já no dia 15 de fevereiro, ou seja, na quarta-feira antes do carnaval, para a Barra, onde somente no ano passado a apresentação de 18 bandas de sopro e fanfarras arrastou cerca de 900 mil pessoas para o local”.
O carnaval do próximo ano acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, quando ele completaria 100 anos de vida. Participaram também da reunião Jonga Cunha, diretor de Eventos e Festas Populares; Merina Aragão, gerente do Carnaval de Salvador (ambos da Saltur); o chefe da Assistência Militar da Prefeitura, tenente-coronel Roberto Fiúza; e o assessor especial da Susprev, tenente-coronel Peterson Portinho.

Fotos: crédito: Raiane Veríssimo/Saltur

Raiane Veríssimo
Assessoria de Imprensa/SALTUR

Nenhum comentário: