Sete dias de folia, geração de R$ 1 bilhão em negócios e 2 milhões de pessoas nos 25 km de avenidas, ruas e praças de Salvador.
O país do Carnaval está de braços abertos para receber cerca de 500 mil turistas nacionais e internacionais, e esta é uma oportunidade única para consolidar a sua marca e dar maior visibilidade à imagem de sua empresa para o mundo. Assim foi lançado oficialmente, pela Prefeitura de Salvador, o Carnaval 2012 para o mercado nacional durante o evento realizado na última quarta-feira (19), na Estação São Paulo, na capital paulista.
De acordo com o prefeito João Henrique, a expectativa para o próximo ano é captar cerca de R$ 20 milhões da iniciativa privada. “Estamos profissionalizando. Quando chegamos à Prefeitura há 6 anos, arrecadava-se R$ 1,5 milhão, hoje nós arrecadamos R$ 15,9 milhões através da captação de recursos da iniciativa privada e este ano queremos arrecadar R$ 20 milhões. A nossa ideia é que o carnaval chegue ao ponto de ser autossuficiente”. “A cidade do carnaval é efêmera, uma cidade que é construída dentro de Salvador, com mais de 345 estruturas e 52 camarotes. Para financiar toda esta estrutura, a Prefeitura disciplinou e regulamentou, possibilitando a captação de recursos da iniciativa privada. E apesar de termos sete a nove patrocinadores oficiais do carnaval, existem ainda mais de 200 marcas que associam o seu produto e a sua imagem com esta festa”, completa o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco.
Segundo o prefeito, todas as secretarias de ponta estão atuando de forma coordenada para garantir mais uma vez o sucesso da maior festa de rua do mundo – conforme intitulado pelo Guiness Book –, que no próximo ano acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, quando ele completaria 100 anos de vida. “Graças a Deus, temos ofertado uma melhor condição de serviço público a cada ano que passa. O comércio informal, iluminação pública, limpeza das ruas, transporte público, segurança, ocupação hoteleira, todos os indicadores vêm evoluindo ano após ano para atender de forma eficiente os foliões durante os sete dias de festa”, ressalta João Henrique.
A escolha da capital paulista para sediar a festa de lançamento oficial ao mercado nacional não foi por acaso. “O estado de São Paulo é o principal pólo emissor de turistas, foliões para Salvador e nada melhor que a capital deste estado para fazermos o lançamento da maior festa popular do planeta. Das 200 marcas que investem no carnaval, 80% estão em São Paulo. Portanto, lançar o carnaval em São Paulo significa reafirmar o convite aos paulistas e a todos os brasileiros, a todo o mundo, que estamos de braços abertos esperando que 2012 seja um carnaval ainda melhor do que o de 2011”, explica o presidente da Saltur.
Com a presença de representantes do trade turístico, produtores culturais, profissionais da área de marketing e entretenimento, além da imprensa nacional, o evento contou com iguarias da comida baiana, painéis dos principais personagens de Jorge Amado, além de um pocket show do cantor e compositor baiano Moraes Moreira, que teve a participação da cantora e atriz Emanuelle Araújo, além de um show especial com antigas músicas carnavalescas interpretadas pelo grupo Faustão & Os Mongas. Também estiveram presentes no lançamento o superintendente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, Cláudio Silva, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e o cantor baiano Tuca Fernandes.
Cotas
Durante o evento, o consórcio OCP Mago – que agencia e comercializa desde o ano passado todas as cotas de patrocínio da festa – anunciou os valores para as empresas que pretendem patrocinar o Carnaval de Salvador no próximo ano. “As cotas de patrocínio para Carnaval de Salvador 2012 irão custar de R$ 300 mil a R$ 4,9 milhões”, disse Alexandre San Galo, um dos diretores do consórcio.
Para alcançar o objetivo da Prefeitura de Salvador em captar R$ 20 milhões, o consórcio atuou em duas vertentes: fazer o lançamento para o mercado neste mês de outubro e segmentar ainda mais as cotas. “Outubro é um mês bastante emblemático, porque a maioria das empresas está em suas fases de conclusão de planejamento estratégico e acreditamos que é o melhor momento para que as empresas avaliem a participação delas no carnaval de Salvador. É um evento que mobiliza cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas, há uma abrangência muito grande de cobertura da imprensa tanto nacional quanto internacional, portanto uma grande oportunidade de merchandising de mídia para as empresas. Além disso, a grande novidade neste ano é uma segmentação maior. Temos dividido as cotas seniores em segmentos e acreditamos que vai haver uma potencialização”, explica Antonio Antônio Barreto Jr., também diretor do consórcio.
Segundo Claudio Tinoco, o Carnaval de Salvador movimenta anualmente R$ 1 bilhão e o retorno financeiro tem sido cada vez maior ao longo dos anos. “Em 2007, o retorno da Prefeitura Municipal foi de R$ 2,9 milhões. A captação pública de recursos privados para a cidade passou de R$ 7,5 milhões em 2009 para R$ 15,6 milhões, em 2011, e a expectativa da Prefeitura é elevar este valor para R$ 20 milhões”.
Jorge Amado
O centenário do escritor baiano Jorge Amado será o grande homenageado no Carnaval de Salvador no próximo ano. O tema “O País do Carnaval” – título do primeiro romance do escritor publicado em 1931 – foi definido, em julho, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Conselho do Carnaval. “2012 com certeza vai ser um carnaval muito especial para mim e toda minha família e acho que para todos os baianos, vai ser uma homenagem muito bonita, bacana para o meu avô que merece e gostava de festa”, comentou João Jorge Amado Filho, neto do escritor baiano, que esteve presente no lançamento oficial do carnaval em São Paulo.
Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no Sul do Estado, em 10 de agosto de 1912, e faleceu em Salvador em 6 de agosto de 2001. Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, cuja obra foi publicada em 49 idiomas e em 52 países, influenciando na construção da imagem da Bahia nacional e internacionalmente. A obra literária de Jorge Amado ganhou inúmeras adaptações para o cinema, o teatro e a televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.
Raiane Veríssimo
Assessoria de Imprensa/SALTUR
21.10.2011
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