terça-feira, 2 de agosto de 2011

RECEITA PRÁTICA PARA BONS RESULTADOS




Isso é o que faz o PGR-Programa de Gestão Por Resultados um composto de ações, objetivo, simples, prático, completo e abrangente capaz de potencializar talentos, otimizar processos e recursos e maximizar resultados para levar sua empresa ao patamar mais elevado da excelência, com alta produtividade e qualidade.
Baseado nos Fundamentos e Critérios preconizados pelo MEG-Modelo de Excelência da Gestão da FNQ-Fundação Nacional da Qualidade e desenvolvido por especialistas devidamente credenciados, o PGR atua de forma intensa, integrada e simultânea em dois vetores: o DCP-Desenvolvimento de Competências Pessoais, comportamentais e técnicas, e o DCO-Desenvolvimento de Competências Operacionais, com foco nas estruturas organizacionais, nos processos e nas práticas propriamente ditas.
Um bom exemplo do que se pode conseguir com o PGR é o trabalho desenvolvido na CASAL-Companhia de Saneamento de Alagoas, comprovadamente um "case" de sucesso, um conjunto de ações capaz de resgatar, desenvolver e lhe devolver a competência e a capacidade operacional, lhe possibilitando a recuperação da sua credibilidade perante a sociedade para a qual presta seus serviços.
Com um passivo acumulado de R$ 700 milhões e, após três anos de intervenções abrangentes, dirigidas e precisas, a CASAL passou a operar com um superávit de R$ 15 milhões, gerando caixa operacional. De 2007 a 2010 a empresa aumentou o seu faturamento de, aproximadamente, R$ 120 milhões para R$ 180 milhões, um resultado que associado às diversas mudanças possibilitou a erradicação de um prejuízo de R$ 30 milhões para os cofres públicos.
Estes são apenas um dos indicadores da revolução experimentada pela CASAL a partir da implementação de programas voltados para recuperação financeira, modelo de gestão, estruturação organizacional, otimização de processos, modernização técnico-tecnológica, gerenciamento de controle de perdas e, acima de tudo, renovação, desenvolvimento e capacitação do seu quadro de colaboradores.

Recebimento do Prêmio PNQS: Esquerda: Eduardo Henrique - Chefe da Unidade de Negócio do Leste, Centro: Jessé Motta - Diretor Presidente CASAL, Direita: Tácito Marques - Chefe da Unidade de Negócio do Agreste
O reconhecimento de tudo isto foi a conquista do PNQS-Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela ABES para, entre outras coisas, "estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país" e "reconhecer aquelas organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados superiores de desempenho".
Também nesse período a CASAL ganhou o PSQT-Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho por desenvolver boas práticas empresariais, com destaque para o PGR-Programa Gestão por Resultados (PGR). O Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho é um reconhecimento público às empresas por suas práticas de gestão e valorização de seus colaboradores, tendo como foco a inovação nos modelos de trabalho na perspectiva da sustentabilidade do negócio.

Remulo Farias, CORSP3. Foto Adyson Cade
Segundo Remulo Farias, responsável pelas ações DCP e Diretor-Presidente da CORPS3, um dos Consultores envolvidos com os trabalhos para recuperação e desenvolvimento da CASAL: "…em qualquer empreendimento, a condição fundamental para se chegar aos resultados desejados está sempre na nossa capacidade para conseguir o máximo das competências, do comprometimento e da participação das pessoas envolvidas; afinal, fazer ou não fazer algo e, mais ainda, fazer bem feito é uma questão inerente a seres humanos, uma decisão pessoal diretamente relacionada a personalidades, características   comportamentais, cultura, valores, educação e, finalmente, conhecimento".
Ainda segundo Remulo Farias, "… precisamos sempre lembrar que uma empresa é um sistema único formado pelos sub-sistemas psico-social e técnico-tecnológico, um conjunto formado por elementos humanos -pessoas e equipes – e elementos técnicos – estruturas e processos – que se não trabalhados de forma integrada, simultânea e equilibrada, dificilmente levará a eficácia ou a ela chegará com elevados e desnecessários custos".
"Os processos, as práticas e o modelo de gestão…", diz Maria Sampaio, Consultora responsável pelas ações DCO que também participou dos trabalhos para expansão e  desenvolvimento da CASAL, "…ainda que devidamente estruturados e padronizados, estarão sempre sujeitos a problemas, se não houver comprometimento por parte das pessoas"; afinal, como sempre foi dito, "pessoas é que fazem a diferença" ou, ainda, "o ser humano é o principal diferencial competitivo".
O PGR-Programa de Gestão por Resultados é isto; uma receita perfeita para transformar, potencializar e otimizar pessoas, culturas, valores, estruturas, processos e outros fatores que possam influenciar o desenvolvimento das organizações, visando promover a saúde integral da instituição e viabilizar a conquista dos resultados desejados.
Experimente.


Clip Assessoria de Comunicação
Helane Carine Aragão
Jornalista responsável
clip.ascom@gmail.com

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