Remulo Farias *
corps3@corps3.com.br
Você conhece?
Sabe do que se trata?
Já experimentou?
Então não sabe o que está perdendo. Não sabe a oportunidade que está jogando fora. A chance desperdiçada para ser uma pessoa de sucesso. E não estou falando de um sucesso qualquer e, sim, de um enorme sucesso, coisa que envolve muita grana e, quem sabe até, muita fama.
Pois é! Antigamente, ainda sustentada e orientada por um bom e criterioso planejamento, se abria uma empresa e a partir daí era trabalhar muito e, competentemente, para se ter uma grande probabilidade, eu disse probabilidade, de ser bem sucedido, torcendo ou, se você preferir, rezando, para que as variáveis consideradas se comportassem o mais próximo possível do esperado.
Se você ainda pensa assim pode "tirar seu cavalinho da chuva", pois isto é coisa do passado. Agora, para ficar rico e, possivelmente, famoso, você precisa apenas contratar alguém que lhe ensine não a montar uma empresa ou criar um produto, ou ter uma idéia e, sim, a criar uma STARTUP e pronto. Daí em diante é só uma questão de tempo para se alcançar o sucesso. E pode ficar tranqüilo. Quem espera muito tempo são os que pensam e agem segundo o modelo antigo. STARTUP que se preze faz sucesso rápido, em um curto espaço de tempo.
Um conselho: se quiser que a coisa dê certo, fique calado e não diga a ninguém que está criando uma STARTUP. Mais do que nunca, nesse caso, “o segredo é a alma do sucesso". É só você pensar um pouco e tentar se lembrar de alguma STARTUP que você conheceu ou ouviu falar, na fase de criação ou nos primeiros anos de operação. STARTUP que se preze você só conhece depois que ela faz sucesso ou, talvez, o mais certo seja dizer, depois que ela pode se enquadrar no que chamam de STARTUP. É só você pesquisar na internet para descobrir algumas das empresas que foram consideradas como STARTUP: Facebook, Google, Twitter, MySpace, eBay, IBM, Cisco, Microsoft etc..
Não se preocupe! Se esse é o seu sonho, ainda está em tempo. Hoje com muito mais facilidade pois já tem especialistas para lhe orientar na criação e montagem de uma STARTUP. Só não fique se questionando por que ele ou a empresa dele não é uma STARTUP, afinal, isto é uma questão, apenas, de "MISSÃO". A dele é fazer a felicidade e o sucesso dos outros. Ele pode até almejar satisfazer alguma fama e alguns trocados. Também não peça para ele lhe apresentar alguma STARTUPque tenha criado, pois isto é segredo por uma questão de ética profissional.
Pois bem. E assim a história continua. De tempos em tempos surge algo de novo com propostas mirabolantes para resolver os problemas empresariais. De gestão, de liderança, de equipe, de motivação etc. etc. etc., e sempre com "quase" garantias de sucesso e outras decorrências mais. O interessante é que essas novidades sempre têm sua origem lá fora. São formadas pela turma que sabe, mais do que ninguém, como criar e vender novidades, principalmente, capacitação, formação de especialistas, ou melhor, de "credenciados", pois se não for assim estarão sujeitos a severas penalizações.
Parece até discurso de camelô quando leio algo como: "Você gostaria de ser uma empresa STARTUP?" Sabendo o que é uma STARTUP, segundo as definições circulantes, se alguém responder não, vou chamar de maluco.
Ou será que estou errado e STARTUP são somente as ações para se criar e iniciar uma empresa? Se é desse jeito para que adotar esse termo para designar tais ações? Segundo li esta semana: "Uma startup é uma organização formada para encontrar um modelo de negócio repetível e escalável". Será que a grande maioria das pessoas, ao montar um negócio, não gostaria de se encaixar nesse modelo? Eu mesmo respondo: pode até ser que sim, mas sem o "especialista" fica difícil ou, até mesmo, impossível.
Também li que: "Essa inclusive é uma das características mais fortes e importantes de uma STARTUP, afinal, é importante que o empreendedor entenda e assuma que tudo são chutes (o grifo é meu), que precisam ser testados e validados, e caso o chute (o grifo é meu novamente) esteja errado, rapidamente mude para testar e validar novas suposições.". Valeu.
Continuando com as minhas leituras: "Abrir uma startup é a última moda (o grifo continua sendo meu) nos Estados Unidos...No Brasil estamos um pouco atrás, mas a onda esta crescendo a passos largos. Largar a faculdade como Steve Jobs e Bill Gates virou mais do que moda, é a nova tatuagem e o piercing, principalmente se o seu foco for software e internet. Normalmente quem as funda, já detém todo o conhecimento que precisa, então porque perder tempo com universidades? Quem não quer ficar rico e ter o sucesso que Mark Zuckerberg teve? Fundar o Facebook aos 20 anos e pouco depois figurar na Forbes como um dos homens mais ricos do mundo. Fama. Riqueza. Glamour.
...se a razão do seu desejo de abrir uma startup é: Você ama seu produto ou serviço e é exatamente o que quer fazer todos os dias da sua vida. Mais do que ninguém acredita e tem plena confiança que vai dar certo e que existe um espaço no mercado a ser tomado ou criado. Seus argumentos convencem, entretém e animam todos ao seu redor. Está ciente de que a maioria das startups quebram nos seus primeiros anos de vida, e que existe uma grande chance de sua startup quebrar, principalmente se for a primeira. Aceita e entende que o processo de desenvolvimento de uma startup leva anos e exige muitos sacrifícios e o principal deles é trabalhar muito e ganhar pouco. Então você não quer só estar na moda e você certamente não precisa de boa sorte!
Mas, péra aê! Isso não é a mesma coisa que acontece quando se monta uma empresa, "normalmente" , sem o rótulo de STARTUP? Não estou entendendo mais nada. Acho que vou fechar minha empresa para abrir uma STARTUP; afinal refletindo sobre o que foi dito acima, satisfaço plenamente a todas as premissas e, sendo assim, a única explicação para eu não estou mais rico é o fato de que não sou uma STARTUP. Então, que assim seja.
Mais uma vez usando uma expressão popular: "arri égua, menino, me dêxi!", vai que eu me desfaço da minha empresa e crio uma STARTUP e quando tudo já tiver para dar certo os gringos inventam uma nova moda e tenho que começar tudo de novo. Ainda bem que existem os especialistas.
Logo agora que eu estava me interessando em criar uma. Para mim, o segredo continua no livro sobre o qual falo no meu artigo "Edição Esgotada". Enquanto não encontramos um exemplar desse livro o melhor é continuar trabalhando para garantir o sustento, aguardando a "oportunidade de ouro" e o "investidor interessado" que irá nos transformar em "STARTUP" ou outra moda qualquer.
*Remulo Farias é consultor, diretor de Ações Estratégicas da ABRH-BA e sócio-diretor da CORPS3 Soluções Empresariais. Ele é um dos responsáveis pelo sucesso no novo modelo de gestão ( Programa para Resultados - PGR) implantado na Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL.
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