Remulo Farias
Nascemos para ser felizes. Você nasceu para ser feliz, porém isso não significa que não existirão instantes de tristezas. Mas existindo é possível evitá-los.
O caminho para a felicidade passa, também, por experiências pouco agradáveis, as quais, no entanto, se bem aproveitadas, constituem lições preciosas para um futuro de satisfações e vitórias. Esperar da vida um cenário com ausência total e constante de problemas é estar bem aquém de uma situação a qual não podemos nos furtar a enfrentar.
Sábio é viver intensamente a cada dia, com tudo de positivo e negativo que possa acontecer e fazer de cada acontecimento um estímulo para um crescimento sadio e satisfatório.
A vida com os detalhes que fazem o seu dia-a-dia torna o viver uma arte cujo segredo está no se perceber a tudo o que acontece e aprender com esse tudo o suficiente para enfrentar as situações que se nos apresentam. Inúmeras são as lições que recebemos a cada fração de segundo e essas, quando verdadeiramente apreendidas e aprendidas, nos abastecem do necessário para que possamos assumir o controle do momento seguinte.
Sábio é viver de tal forma e em tal situação de controle sobre nós mesmos e sobretudo ao que nos cerca para que consigamos dar a cada acontecimento a sua dimensão exata. Nem maior nem menor do que a devida, no tamanho perfeito, longe de poder obstruir a alavanca para o alcance dos nossos objetivos.
Pessoas são diferentes entre si, pensam de forma diferente, reagem diferente, buscam e esperam respostas diferentes. Acredito que Deus, na sua infinita sabedoria, quis com isso criar o ambiente propício à discussão, como forma para o aperfeiçoamento da vida, num processo contínuo de melhoria do universo.
Não consigo e nem quero imaginar um mundo sem nada a construir, paralisado na sua evolução, com todos em total concordância em relação a tudo. Estagnado no tempo, sem nada por fazer e senhores da verdade. Aí sim, tenho certeza, estaríamos vivendo uma verdadeira situação de conflito a caminho do caos.
Sábio é viver em equilíbrio, como iguais, entre diferentes, em uma busca permanente de respostas na tentativa de identificar os laços que nos unem para o alcance de um objetivo comum. É unir-se de tal forma a ponto de ter a certeza de conhecer, previamente, cada um da platéia que irá nos aplaudir. É viver, sempre, a sensação do estar completo a partir do outro. É ser “EU” a partir do “NÒS”.
Com certeza, estão por onde vivo, nas coisas e pessoas que de mim se acercam, os elementos de que preciso para vencer. Sozinho sou apenas parte independente de um todo, sem sentido de ser. Esta é a verdade maior de que somente somos algo, ou alguém, a partir do conjunto.
Sábio é ser feliz fazendo aos outros felizes. É ter sucesso pelo sucesso dos outros. É ser completo a partir do entrelaçar-se com aqueles que nos façam sentir ser uma corrente e não apenas um elo.
Sábio é saber ser humano, amigo, irmão(ã) filho(a), pai, mãe.
A magia está em alcançar os resultados como conseqüência do fazer outros alcançarem os seus, e, assim, estabelecer um processo contínuo de doações e realizações recíprocas.
Não conheço outra forma de se Ser Sábio.
Publicado no Jornal A Tarde de 22.10.2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário