terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Proposta de assessoria técnica agropecuária é discutida no Crea-BA

Uma proposta de modelo de gestão de assessoramento técnico no setor agropecuário baiano foi discutido na manhã desta terça-feira (15) na sede do Crea-Ba. A iniciativa foi da Câmara especializa de Agronomia do Conselho que reuniu o presidente da casa, engenheiro agrônomo Jonas Dantas, secretário de Agricultura, Roberto Muniz, o deputado Luiz Argolo e técnicos da EBDA, Ufba e outros orgãos. Segundo o secretário, falar de assistência técnica nesse setor é sinônimo de produção e distribuição de riqueza, além de inclusão social, através de geração de postos de trabalho, e congregamento de diferentes pólos de produção na Bahia. “Essa universalização só será possível com planejamento estratégico das ações de atuação, pois nenhum programa é efetivo só com a disponibilização de recursos. Sem investimento em pesquisa e uma estrutura operacional não será possível atender a demanda dos técnicos para desenvolvimento das atividades de assistência no agronegócio”, disse Muniz. Para ele, o grande desafio é retomar a confiança no setor agropecuário através de órgãos parceiros e estratégias regionais a fim de protagonizar a viabilidade da proposta de assessoria técnica.

O presidente do Crea-BA, Jonas Dantas, acredita que, através dos instrumentos já institucionalizados, como a Lei nº 11.888/2008 que garante assistência técnica em serviços de engenharia, arquitetura e agronomia para famílias de até 3 salários mínimos, é possível a redução do passivo habitacional, de mobilidade e estruturação urbana, demandados pela sociedade. “A gestão pública deve procurar meios de garantir a aplicabilidade desse instrumental, estabelecendo a integração entre os diversos setores da sociedade, com o propósito de mudar o modelo de política ainda excludente que presenciamos. O Crea se coloca aberto à discussão democrática de ideias que possam contribuir para a qualidade de vida da população”.

O encontro representa um avanço nos trabalhos conjuntos com a subcomissão presidida pelo deputado Luiz Argolo, que planeja, para 2010, uma pauta e uma rotina de reuniões que intensifiquem o desenvolvimento de um modelo de proposta para ser apresentada ao governo do estado visando a adequação das políticas implementadas e da aplicação de assessoria no setor agrário.

Helane Bomfim

Nenhum comentário: